Rachaduras, revestimento danificado, pintura estourada e com bolhas e manchas de mofo são alguns dos sinais que sua parede está com infiltração. Além de desvalorizar o imóvel, a infiltração pode trazer sérios riscos à saúde e comprometer a estrutura do ambiente e por isso deve ser reparada o quanto antes.
Se você possui alguma parede com infiltração, siga nossas dicas e não perca tempo!
- Identifique a causa
A primeira coisa que deve ser feita é investigar e identificar o que está causando a infiltração. Na maioria das vezes a infiltração é causada pela umidade do solo, devido a falta de impermeabilização das vigas baldrame e fundações, chuva que pode entrar por rachaduras, telhas quebradas ou laje sem impermeabilização, problemas no encanamento, como cano estourado ou vazamentos nas emendas, ou até mesmo quando sua parede dá de fundo com alguma instalação hidráulica, como de banheiros por exemplo.
- Repare o dano
Após identificar a causa, ela deve ser reparada! De nada vai adiantar fazer a reforma somente na parede se o cano continuar estourado ou se a calha estiver mal colocada. Após consertar o local de onde provém a umidade, espere pelo menos uma semana para que as estruturas possam secar e certifique-se que o problema foi sanado.
- Repare a parede infiltrada e faça a impermeabilização
A parede infiltrada fica esteticamente danificada, além de proliferar o mofo que faz mal à saúde. Assim, o ideal é que elimine toda a parte do reboco da área danificada, para que seja refeito para receber a impermeabilização. Os impermeabilizantes são essenciais para locais que possam haver contato com umidade, e no mercado temos vários tipos, inclusive específicos para áreas internas e externas, que sofrem exposição solar e às chuvas. Escolha um impermeabilizante que mais se adeque à sua necessidade e conte com a ajuda de um profissional qualificado para a aplicação de forma correta.
- Opte por revestimentos de qualidade
A escolha do revestimento afeta bastante o final da obra, por isso, é importante que escolha um produto com custo benefício, que além de contribuir para a estética, seja de boa qualidade. Tintas impermeáveis, laváveis e revestimentos como porcelanatos são ótimas opções para locais que possuem risco maior de infiltração.
Agora que você já sabe como sanar o problema da infiltração, não deixe sempre de verificar como estão suas instalações e faça manutenção periodicamente, para que seu ambiente tenha maior durabilidade, evitando que outros problemas apareçam com o tempo.