Como pintar os blocos de concreto da maneira correta em 4 passos

como pintar blocos de concreto
como pintar blocos de concreto

Já mostramos muitas vezes como inspiração os blocos de concreto coloridos em diferentes cenários, principalmente fazendo parte de jardins ou sendo um “apoio industrial” na área interna ou externa. O que muitos deles têm nessa decoração são pinturas em alguns ou todos os blocos, alegrando o ambiente ou dando um toque de modernidade com formas geométricas. Veja a seguir como você pode colorir os blocos como quiser e da maneira correta! 

Limpeza dos blocos 

Você não vai querer prejudicar o acabamento com granulados desnecessários sob a pintura, né? Essa primeira parte é muito importante pois a limpeza correta contribuir para uma boa finalização. Comece limpando com uma escovinha e um produto próprio para alvenaria, mas caso os seus blocos já estejam pintados, você pode utilizar uma espátula para retirar o máximo da tinta atual. Depois da limpeza lave-os com uma mangueira de alta pressão ou mangueira comum e aguarde por volta de 4 horas para seguir o próximo passo com eles completamente secos. 

Obs: Evite sabão na lavagem, além de não ser muito eficaz, vai fazer com que a secagem demore ainda mais. 

Correção de imperfeições (caso necessário) 

Depois da secagem é hora de fazer os reparos de imperfeições caso seja necessário, isso pode ser feito com massa de calafetagem de poliuretano, que você pode encontrar em lojas de materiais de construção. Corte 0,5 cm da pontinha do tubo e pressione com as mãos ou com uma pistola de calafetagem para aplicar nas rachaduras dos blocos e cobri-las por completo. 

Obs: Você pode passar uma lâmina por cima da massa para achatá-la e fazer com que a incorporação dela no bloco seja mais eficiente. 

Aplicação do primer de ligação e preenchimento 

O primer à base de látex acrílico é um material que você pode encontrar em lojas de materiais de construção, possui grande utilidade para preencher todos os poros dos blocos de concreto e neutralizar o pH do material. Aplique uma camada do produto com um rolo de tinta, que pode ser de 1,5 cm caso sejam muito ásperos ou de 0,5 cm se forem lisos (é recomendado passar só uma demão caso queira pintar os blocos de uma outra cor e passar duas vezes para apenas adicionar uma camada protetora ao concreto). Aguarde 24 horas para secar completamente. 

Hora de pintar 

Após certificar que o primer não está saindo na sua mão ou na luva, depois de 1 dia de espera, escolha uma tinta látex acrílica (fácil de aplicar e resistente) da cor desejada e, caso os blocos sejam da área externa, escolha uma tinta à prova d’água para que a pintura não seja danificada pelas influências do clima. Pinte sempre na vertical (com um rolo de 1,5 cm) e não passe o rolo duas vezes no mesmo local para não manchar e demorar mais na secagem. A primeira passagem deve ser uma pintura uniforme (aguarde secar de 12 a 18 horas) e na segunda é feita a correção de falhas, então não busque a perfeição logo de cara! Após, é só aguardar 24 horas para tudo secar completamente.

Caso queira fazer um orçamento com a Ki-Blocos, clique aqui. Garanta qualidade e durabilidade na sua obra!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Últimos Artigos