Kiblocos Concreto - logotipo

Armazene o cimento corretamente e evite desperdícios. Confira nossas dicas!  

O cimento é um dos materiais mais importantes de toda obra, pois é utilizado praticamente do início ao fim do projeto. Porém, é um componente que exige extremo cuidado por ser muito sensível, principalmente à umidade. Por isso, no artigo de hoje, vamos dar dicas de como armazenar o cimento de forma correta para que você não tenha imprevistos na hora de usá-lo!  

Imagem: Pinterest

Primeiro passo: verifique o prazo de validade 

O prazo de validade do cimento é de 90 dias após sua fabricação, mas caso não haja cuidados específicos na hora de armazenar, você corre o risco de comprometer a usabilidade do produto em poucos dias, e ele pode empedrar ou endurecer. Fique atento à validade e faça a reposição de seu estoque conforme o produto estiver sendo utilizado.  

Cuidados no transporte 

Sacos de cimento geralmente são pesados, e o transporte deve ser feito com cuidado para evitar que os sacos rasguem. Verifique sempre se não há objetos ou outros materiais pontiagudos no veículo de transporte, que possam rasgar ou perfurar o saco de cimento. Outra dica importante é carregar o saco de cimento segurando-o sempre pelo meio e não pelas extremidades, para evitar de rasgá-lo.  

Cuidados na acomodação 

Nunca coloque os sacos de cimento diretamente no chão! O ideal é que o cimento seja armazenado em local protegido da chuva e sol, com boa ventilação para não acumular umidade e ainda, deve ser colocado em locais elevados, como em cima de pallets e se possível, cobri-los com sacos plásticos ou lonas. Ainda, é importante que o cimento não seja armazenado junto com outros materiais como latas de tinta e tinner para evitar contaminação. Não empilhe mais que 10 sacos de cimentos, esse é o limite para que se evite a compactação e empedramento do produto.  

Como armazenar sacos de cimento já abertos? 

Nem sempre o saco de cimento é utilizado totalmente, e quando há sobras, é necessário que o material aberto seja armazenado de forma correta para que seja reaproveitado. Para garantir a conservação e as propriedades do produto, é ideal que a sobra seja armazenada envolvida em saco plástico e se possível, seja colocado em balde com tampa. Uma outra dica é separar o cimento em vários sacos plásticos menores para que seja usado conforme a necessidade, como no caso de pequenos reparos.  

Imagem: Pinterest

O cimento empedrou. E agora?  

Embora todos os cuidados sejam tomados, sempre existe a possibilidade do cimento empedrar, devido à umidade do clima, do local e também pode perder suas propriedades devido ao prazo de validade curto. Para saber se o cimento empedrado ainda pode ser utilizado, afofe o pó ou esfarele os torrões entre as mãos. Se conseguir, pode utilizar! Outra alternativa é peneirar em malha de 5mm (peneira de feijão). Vale lembrar que esse cimento recuperado deve ser utilizado para aplicações menores, como contrapisos e calçadas e deve ser evitado em peças estruturais, pois sua resistência pode ter sido comprometida.  

Agora que você já sabe como armazenar o cimento corretamente com certeza sua obra ficará mais organizada e você terá mais segurança na utilização dos materiais!  

Gostou das nossas dicas? Fique ligado em nosso BLOG para mais dicas de construção!  

Compartilhe

Últimos Artigos

Tipos de telhas e suas aplicações

As telhas são elementos fundamentais na construção e cobertura de edificações. Dentre os diversos tipos disponíveis, destacam-se as onduladas, de PVC, coloniais e translúcidas, cada